10 atitudes que colaboram com o crescimento da sua empresa

Um discurso muito comum de diversos empreendedores é sobre o quanto é bom empreender. Muitos têm perante o seu negócio um sentimento de cuidado, onde cada novidade e avanço da sua empresa é comemorado da mesma forma como se comemora os primeiros passos de um filho.
Ao escolhermos trabalhar com algo que amamos tanto quanto um filho, nos vêm um novo tipo de motivação, algo único que nos enche de garra para fazer com que o negócio dê certo. Infelizmente, apenas essa garra não é o suficiente para manter um negócio aberto e, por isso, os índices de empresas que fecham dentro do seu primeiro ano ainda é alto no Brasil.
Contudo, há diversas empresas que não só conseguem manter seu negócio aberto, como atingem crescimentos meteóricos. Ao analisar o que fez a diferença em cada um desses negócios bem sucedidos é possível vermos algumas atitudes em comum.
Por isso, listamos as 10 principais atitudes de empreendedores de sucesso que, se você aplicar no seu dia a dia, estará mais próximo de atingir o crescimento do seu sonho - o seu negócio.

Um dos primeiros erros são empresas que começam sem ter a real visualização do seu negócio.
O que sua empresa faz?
Qual problema ela resolve?
Quais suas despesas?
Quem é o seu cliente?
A grande dúvida que surge é: como fazer isso? Para te ajudar, sugerimos que procure o auxílio do Sebrae que, inclusive, possui uma ferramenta online que permite criar modelos de negócios, o Sebrae Canvas. Dessa forma você irá desenhar todo seu negócio e entender se sua ideia é viável, além de diversas variáveis que te ajudarão a criar metas e próximos passos.

A sigla SWOT representa as seguintes palavras: Strengths, Weakness, Opportunities and Threats que, traduzindo para o português, são: o ato de listar os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças do seu negócio. Ao fazer isso é possível conhecer mais sua empresa e, assim, tomar melhores decisões.

?O cliente tem sempre razão?
Esse dito popular deveria ser um mantra para todos os negócios pois, sem cliente, não há negócio, sem ninguém para comprar não há empresa. Assim, conhecer e, principalmente, escutar seu cliente deve ser um ato constante.
Não caia no erro de se apaixonar por sua ideia. Apaixone-se por solucionar problemas dos seus clientes. Há casos de empreendedores que, apaixonados por sua ideia se esqueceram do objetivo principal, atender a expectativa do cliente. O que aconteceu? Não deu certo.
O cliente deve ser tratado como ?rei? e, ao escutá-lo, você pode até mesmo descobrir novos produtos, novos segmentos e até mesmo ampliar seu crescimento.

Seu negócio precisa se diferenciar dos demais no mercado, afinal há outras empresas que fazem o mesmo que você. Assim, ao diferenciar-se você ajudará seu cliente a fazer a escolha certa.
Escutar atentamente seus clientes, entregar um serviço ou produto com qualidade, cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos, usar a criatividade buscando melhorias e inovações nas suas entregas. Essas são algumas das atitudes que podem fazer de você um empreendedor diferenciado, garantindo o sucesso almejado.

?Quem não é visto não é lembrado.?
Manter seus contatos atualizados, trabalhar no seu networking de forma efetiva e frequente e estar presente nas mídias sociais, são alguns dos pontos primordiais para que sua empresa seja vista e lembrada.
Ter um plano de Marketing para divulgar a sua empresa é essencial. Para traçá-lo lembre-se de revisar seu plano de negócios com uma periodicidade regular, adequando-o às mudanças de mercado.

A primeira dica aqui - é um dos maiores erros dos empreendedores:
Separe as despesas da empresa das suas despesas pessoais.
Esse é o primeiro passo para evitar desvios e, consequentemente prejuízos que poderão afetar o controle orçamentário da sua empresa. Além disso, é necessário ter outros controles como: fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, gestão de fornecedores, entre outros? Cada um desses te ajudará a ter mais domínio dos números da empresa e (mais uma vez) tomar decisões mais assertivas.
Lembre-se: A empresa deve funcionar por conta própria e, o lucro não é seu! É dela!

Tenha parceiros confiáveis que te ajudarão na entrega do seu produto, na divulgação da sua marca e até mesmo complementarão seu serviço atendendo a outra necessidade do seu cliente. Parceiros farão a diferença para seu negócio não ?estar sozinho?, além de haver uma chance maior de ambos os negócios crescerem juntos.

Diversos negócios acabam não se consolidando devido a falta de excelência nas entregas de produtos ou serviços. O que mais influencia nesse resultado, é a falta de mão de obra qualificada. Por isso, evite contratar amigos ou familiares. Seja criterioso nas suas contratações, avaliando as competências técnicas e comportamentais dos profissionais que você quer que façam parte da sua empresa.

Aprenda a fazer planos de ações. Para isso siga os passos abaixo:
Um plano de ação bem estruturado e com o devido acompanhamento, trará clareza em todas as etapas e garantirá um resultado positivo e satisfatório. .

??Conhecimento nunca é demais.
Não sabemos tudo, sempre temos algo a aprender.
O aprendizado deve ser contínuo e não está restrito a uma única área. Esteja aberto a novos horizontes. Compartilhe ideias, adquira o bom hábito da leitura, amplie seus conhecimentos fazendo novos cursos em sua área de atuação e até mesmo em áreas distintas e mantenha-se atualizado com as mudanças globais. Esses são alguns dos caminhos para o seu próprio desenvolvimento e para o crescimento da sua empresa.
?Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los?
Walt Disney