builderall

5 sinais que demonstram falta de planejamento

Planejamento e organização é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, às vezes somos tomados pela correria do dia a dia e demoramos para perceber que estamos falhando nesses quesitos. Por isso, separamos os principais sinais que demonstram a necessidade de melhorias no seu planejamento estratégico.




Para o sucesso de qualquer negócio é imprescindível extrema organização e planejamento. Antes de abrir um negócio, alguns passos importantes devem ser levados em consideração, como por exemplo:



Contudo,há sempre a necessidade de acompanhar cada detalhe para entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado e, com isso, adaptar suas estratégias. Por isso, a importância de fazer um bom planejamento sobre os próximos passos da sua empresa. 


Há diversos exemplos de empresas que começam com todos os passos listados anteriormente, mas, mesmo assim, não têm sucesso em seus negócios. E o principal motivo é a falta de planejamento estratégico sobre as decisões tomadas.


Outro fator comum é não reconhecer que falta um bom planejamento para obter o sucesso desejado. Para isso, sugerimos que tenha sempre em mente a tríade abaixo: 



PLANEJAMENTO | ORGANIZAÇÃO | ACOMPANHAMENTO



Sem esses 3 fatores, sua empresa jamais terá clareza para onde está indo, nem como chegar lá, e muito menos saberá se estão no caminho certo ou não.


Continue lendo para entender como esses 3 pontos são essenciais para o sucesso da sua empresa.



Planos apenas na sua cabeça




Ter planos não é algo difícil para os empreendedores, afinal, muitas vezes o próprio negócio surgiu a partir de uma ideia que foi se transformando em um plano até chegar a abertura da empresa. Entretanto, essa mesma facilidade de ter ideias e transformá-las em planos, também pode ser o maior vilão para o seu negócio.


Ter um bom plano não significa automaticamente ter um planejamento. Isso acontece pois, se a ideia fica apenas na ?cabeça? do empreendedor, é impossível colocá-la em prática de forma eficiente e, muito menos, compartilhá-la com a equipe envolvida.


Uma vez compartilhada a ideia com a equipe, faz-se um mapeamento do plano para identificar se o resultado almejado está sendo alcançado. Com esta simples ação, é possível acompanhar as métricas e ajustá-las no percurso.



Planilhas/sistemas não integrados




Planilhas ou sistemas são de extrema importância para qualquer negócio e são grandes aliados na hora de ter uma boa organização e também planejamento. Através deles é possível otimizar o tempo de trabalho da sua equipe além de unificar as informações em um local de fácil acesso. Infelizmente, nem sempre funciona dessa forma.


Outro erro comum é ter diversas formas de controle dentro do negócio, mas esses não serem unificados, o que torna impossível acompanhar os dados em tempo real. Sem dados, a tomada de decisão fica muito mais difícil, será baseada no ?achismo? e a chance de se optar por uma ação ou estratégia errada é muito grande.


Então, tenha a certeza que suas ferramentas de gestão estão unificadas. Isso facilitará na hora de acompanhar os dados, as metas e até mesmo na hora de escolher a melhor estratégia para o seu negócio. 


Tomar decisões sobre o rumo da sua empresa baseado no que se ?acha? é arriscar, e, quando arriscamos, colocamos tudo a perder (mesmo sem sabermos disso). Como empreendedores, devemos sempre optar por riscos calculados, onde conseguimos prever e antecipar acontecimentos e termos planos de contingência para solucionar os imprevistos. 



Metas de faz-de-conta




Se sua empresa possui metas mas ninguém sabe dizer os valores ou prazos para cumprí-las, na verdade, não há meta alguma. Uma meta que não está bem definida não poderá ser acompanhada e nem servirá de guia para a equipe trabalhar. Por isso, recomendamos que utilize o método SMART:


Fonte: Treasy - Definição de Metas



Uma meta bem definida poderá (e deverá) ser acompanhada, fazendo parte do planejamento da empresa. Ela servirá como ?norte? para sua empresa e sua equipe que deverão focar seus esforços para alcançar o objetivo definido.



SWOT não aplicado




A ferramenta SWOT, como falado anteriormente, é um dos primeiros passos na hora de abrir um negócio. Ela te ajuda a entender seus Pontos Fortes (S - Strengths), Pontos Fracos (W - Weakness), Oportunidades (O - Opportunities) e Ameaças (T - Threats). Não ter isso mapeado fará com que tome decisões erradas sobre seu negócio - baseadas em ?achismo? e não em fatos. 


Agora, de nada adianta ter isso mapeado e não colocá-lo em prática na hora de fazer seu planejamento!


Por isso, sempre atualize e consulte essa ferramenta para que consiga, por exemplo, tirar proveito das oportunidades do seu mercado e também para tomar ações que eliminem ou diminuam suas fraquezas. Os pontos listados na análise SWOT devem ser revistos periodicamente e atualizados sempre que houver necessidade e devem fazer parte de qualquer decisão a ser tomada dentro da sua empresa.



Passo-a-passo




Outro ponto muito comum são empresas que planejam incansavelmente mas, nunca conseguem pôr em prática (se identificou?).


Para reverter esse quadro, vamos repetir: ?coloque tudo no papel?. Tenha seu planejamento detalhado e divida-os em pequenos projetos. Dessa forma, fica muito mais fácil tanto para a equipe quanto para os gestores acompanhá-los, sendo possível visualizar atrasos no cronograma ou eventualmente mudar a estratégia de alguma ação durante o processo de execução.




Seja nos seus negócios ou na sua vida pessoal, o bom planejamento vai te ajudar a alcançar os objetivos que almeja. Agora é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo em prática.