builderall

Parcerias: O segredo do sucesso

Ter parceiros para complementar e até mesmo agilizar sua entrega aos clientes pode ser o diferencial para conseguir crescer e alavancar seus negócios.




Se estudarmos as histórias das grandes empresas ou grandes empreendedores, veremos algo em comum em todos os casos: parcerias. 


Estas são uma forma de consolidarmos nossos negócios através de complemento de serviços e especialidades, o que ajuda os negócios a crescerem e atenderem melhor seus clientes. Qualquer empresa, em um momento de crescimento, precisará de auxílio em diversas áreas como contabilidade, jurídico, marketing, assessoria e por aí vai. Contudo, na maior parte das vezes não é possível dominar todos esses pontos sem que haja um alto custo, o que acaba inviabilizando que se tenha todos esses profissionais na empresa.


É para isso que servem as parcerias. Elas são uma ótima escolha para complementar as necessidades da empresa e até mesmo serviços que serão oferecidos para o cliente. Para começar, listamos as principais vantagens de trabalhar com parcerias e como elas podem te ajudar a obter sucesso nos seus negócios.



Aumentando sua carteira de clientes com mercados complementares




O maior exemplo disso é a parceria entre empresas aéreas e locadoras de carro. Percebam que estas são empresas que atuam em mercados diferentes, contudo, o público alvo de cada uma é bem similar: pessoas que viajam. Assim, podemos citar como exemplo a Azul e a Unidas: clientes que viajam através da Azul possuem desconto na hora de alugar um veículo através da Unidas, podendo ser feito até mesmo na hora da compra da passagem pelo site da Azul.


Desta forma, as empresas ?cruzam? seu público e conseguem alcançar mais pessoas. Isso beneficia diretamente as empresas que tendem a vender mais e também seus clientes que contam com a facilidade de compra tanto da passagem quanto do aluguel do veículo de forma simples e unificada.



Mais soluções para os clientes




Já falamos um pouco sobre isso no exemplo anterior, mas essa vantagem é tão significativa que precisamos entender com mais detalhes.


Pense: Como uma empresa pequena normalmente começa seus trabalhos? Com apenas alguns produtos/serviços. Isso porque logo de início é mais simples trabalhar com uma demanda mais específica do que começar com uma variedade gigantesca. Contudo, é natural que nas primeiras vendas comecem surgir necessidades próximas ao seu produto/serviço, mas que ainda não possam ser atendidas pela empresa.


É nessa hora que uma parceria vem para adicionar. Através de empresas que entregam esses serviços similares, mas que não são prestados por você, é possível atender diversas necessidades dos clientes com mais opções e soluções.


Um exemplo simples disso é a franquia Café do Mate. Eles oferecem diversos produtos para seus clientes, desde chá mate até salgados para acompanhar. Contudo, os salgados não são feitos pelo próprio Rei do Mate, na verdade, é uma parceria com outra empresa que faz os salgados e estes são vendidos como uma mercadoria do Rei do Mate, apesar de ser do parceiro. 


Muitas vezes a parceria é tão bem sucedida que é mais vantajoso para a empresa fortalecer e continuar com a parceria ao invés de procurar assumir tal demanda.



Melhora na entrega do cliente




Ainda sobre o cliente, parcerias são essenciais para garantir a melhor entrega dos produtos e serviços. 


Como exemplo podemos citar a Google, uma empresa mundial que presta suporte para usuários, praticamente 24 horas por dia. Tal façanha seria talvez impossível se a Google tivesse de contratar todos os prestadores. Por isso, ela conta com um serviço de terceirização, onde há equipes de suporte espalhadas pelo mundo a fim de atender a demanda de vários países. 


Com tal parceria, a Google é reconhecida por ter um suporte de primeira, atendendo a maior parte das dúvidas e solicitações com extrema prontidão.



Agora que entendemos as vantagens, é sempre bom ter em mente alguns cuidados na hora de fechar uma parceria. Por exemplo:



Valores em comum




Veja uma parceria como se fosse um casamento. Não casaríamos com uma pessoa que não compartilha dos mesmos valores e prioridades que nós, por isso, também não devemos fazer parcerias com empresas que possuem valores e prioridades diferentes da nossa empresa. 


Uma parceria colocará a sua empresa e sua parceira trabalhando junto de forma complementar em algum processo de entrega ao cliente. Se houver diferença de valores, o processo diário de trabalho pode acabar sendo frustrante e causará mais problemas do que soluções para o negócio.



Tenham objetivos em comum




Como parceiras é normal (e até mesmo necessário) que haja objetivos em comum, tanto de curto, médio ou longo prazo. Desta forma vocês fortalecem a parceria sendo possível focar nos objetivos e crescer nos negócios.



Contrato de parceria




?O acordado não sai caro.?


Esse ditado popular não poderia encaixar melhor do que em uma parceria. Por isso opte por ter um contrato objetivo sobre o que se espera de cada uma das empresas. Tal documento serve para esclarecer todas as obrigações e direitos, e garantir que ninguém saia no prejuízo, inclusive se, por acaso, a parceria tiver de ser dissolvida em algum momento.



Complementem-se




Jamais esqueça desta palavra na hora de considerar uma parceria: complementar. Tal acordo deve ir muito além de ser a empresa de um conhecido ou um negócio ?legal?. Para dar frutos e levar seu negócio ao sucesso, os parceiros devem se complementar e o acordo deve ser benéfico de alguma forma para ambos os lados.


Infelizmente muitos empresários acabam errando nesse ponto e confundem complementar com ajudar. O maior objetivo não é fazer algo de graça, muito menos tentar encaixar algum produto ou serviço que não condiz com as necessidades do seu cliente. Isso acabará apenas drenando tempo e energia do seu negócio.



Comunicação e simplicidade




A última dica aqui é dupla: os parceiros devem ter um canal claro de comunicação e todos os processos devem ser o mais simplificado possível.


Apesar da parceria, isso não significa que ambas empresas estarão trabalhando exclusivamente uma para a outra. Por isso, é necessário respeitar a rotina de cada empresa e escolher um processo de trabalho que seja simples para ambos os lados. 


Com isso, trabalhe uma forma simples e ágil de comunicação. Os parceiros devem conseguir se comunicar ativamente inclusive para resolver possíveis problemas nas entregas, sempre visando melhorar.




Agora você já sabe tanto as vantagens de trabalhar com parceiros, como os cuidados que deve tomar na hora de firmar um acordo. Então basta ir à procura de parceiros que, juntos, possam elevar seus respectivos negócios para outro patamar.


Bons negócios!